Carvão ativado: o que é, para que serve e benefícios

Decontos Especiais para Conveniados
8 de maio de 2014

Carvão ativado: o que é, para que serve e benefícios

Embora seja muito parecido com o carvão usado na churrasqueira, por ser do tipo vegetal, na verdade o carvão ativado se dá através da queima de matérias orgânicas, como algumas madeiras e cascas de coco, em condições extremas: temperaturas elevadas e baixo oxigênio.

Para que serve o carvão ativado?

A principal função do carvão ativado é remover as impurezas do organismo, por esse motivo o produto é muito utilizado em casos de intoxicação por alimentos, drogas, medicamentos ou produtos químicos.

“Além de auxiliar na desintoxicação do organismo, o carvão ativado é usado para tratar disfunções, branquear dentes e em cosméticos. Em hospitais, pode ser usado para desintoxicação por medicamentos, venenos ou agentes químicos. Se bem indicado, o carvão ativado é muito benéfico”, disse Lucas Penchel, nutrólogo e diretor da clínica Penchel.

  • Benefícios do carvão ativado

    Os principais benefícios do carvão ativado são:

    Desintoxicação do corpo: O carvão ativado pode ser usado na intoxicação por medicamentos, metais pesados, agrotóxicos e substâncias maléficas que nós entramos em contato diariamente ficam acumuladas em nosso organismo e podem levar a alterações hormonais (disruptores endócrinos), ganho de peso, deficiência de minerais (por conta da dificuldade na absorção causada pelas toxinas) e predisposição a Alzheimer e Parkinson.

    “Por conta de seus princípios ativos, a alta capacidade de absorção faz com que o carvão ativado desempenhe a principal função de desintoxicar. A remoção das toxinas do organismo faz com que ele desempenhe suas funções com eficiência”, indica Lucas Penchel.

    Em hospitais, pode ser usado para desintoxicação por medicamentos, venenos ou agentes químicos. Se bem indicado, o carvão ativado é muito benéfico.

    Deixa a pele mais bonita: Na pele, por promover essa limpeza, controla a oleosidade, reduz o tamanho dos poros e também a quantidade dos cravos, tornando-a mais iluminada, uniforme, firme e macia. De acordo com a dermatologista Priscilla Campelo, as máscaras de carvão ativado promovem uma limpeza profunda da pele, removendo poluentes, toxinas, resquícios de maquiagem e oleosidade, diminuindo os poros e cravos, sem retirar a hidratação (água), promovendo uma pele com luminosidade, uniformidade, maciez.

    Contribui para o controle de gases: Um estudo no American Journal of Gastroenterology descobriu que o carvão ativado pode impedir a formação de gás intestinal, através da ligação dos subprodutos causadores de gases presentes em alguns alimentos, mas a causa de formação de gases é multifatorial e deve ser avaliada por um especialista.

Efeitos colaterais

Quando usado incorretamente e sem orientação médica, o carvão ativado pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Escurecimento das fezes
  • Vômitos
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Diarreia
  • Prejuízo nutricional quando usado em excesso para efeito Detox

Carvão ativado possui efeito detox e ajuda no emagrecimento?

De acordo com todos os especialistas consultados para matéria, não existe nenhuma comprovação científica de que o carvão ativado possui efeito emagrecedor. Antes de usar o produto para dietas é aconselhável conversar com seu médico.

Qual a dose recomendada?

O carvão ativado pode ser encontrado na forma de cápsulas, pó e tabletes. A dose varia de acordo com a indicação de uso, e somente um médico ou nutricionista especializado no assunto devem indicar o uso e a dose necessária para que o consumo seja seguro e as chances de efeitos desagradáveis ser minimizada.

 

Fonte: minhavida.com.br

 

4 Comentários

  1. Judix disse:

    Não é a primeira vez, que compro nesta farmacia, só tenho elogios pela qualidade, facilidade de compra e por sempre estar oferecendo preços que cabem no meu orçamento.

  2. Mark disse:

    Vou testar, se for bom indico! rs.

  3. Sara disse:

    interessante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *